Juíza Luciana Souza aborda saúde mental no sistema socioeducativo

Durante a I Reunião Técnica do FONACRIAD, na tarde desta quarta-feira (26), em São Paulo, a juíza Luciana Teixeira de Souza ministrou a palestra “Saúde Mental no Sistema Socioeducativo: Uma Nova História”. Em sua apresentação, a magistrada compartilhou a experiência do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental, coordenado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização das Medidas Carcerárias e do Sistema Socioeducativo (GMF)

A juíza destacou práticas exitosas relacionadas à construção de fluxos de atendimento em saúde mental para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Além disso, abordou o direcionamento da rede de atenção psicossocial, enfatizando a importância da articulação entre diferentes setores para garantir um suporte eficaz aos jovens em situação de vulnerabilidade.

Outro ponto relevante apresentado foi a capacitação e sensibilização ofertada ao Sistema de Justiça. Segundo Luciana Teixeira, essa iniciativa tem sido fundamental para promover avanços nas pautas de cuidado com a saúde mental dos adolescentes, garantindo um olhar mais humanizado e adequado às suas necessidades.

A palestra trouxe reflexões importantes sobre os desafios e avanços na atenção à saúde mental dentro do sistema socioeducativo, evidenciando a necessidade de políticas públicas integradas e de um trabalho contínuo para fortalecer essa rede de apoio.